quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Gira-cadeira com Marcelino Freire


É, não foi uma palestra.
Pelas palavras do mesmo: "tô me sentindo o Serginho Groisman, rodando essa cadeira!".
Do mesmo? Siiim, recebemos hoje, dia 30 de Outubro a visita para uma conversa da tarde, o autor do angu de sangue, Marcelino Freire! E pense numa conversa gostosa, onde cada um teve direito a uma colherada.
Esse pernambucano da gota serena, não teve arrudeios na hora de afirmar: "eu escrevo sobre(sob) violência, por que o que nós vivemos hoje são tempos de violência. Eu queria muito escrever sobre paz(...)".
Esse bicho(o Marcelino), disse também que procurava escrever pra fazer o leitor pensar: "esses livros de auto-ajuda, fazem você se sentir inteligente dizendo coisas obvias.(...) se diz: amanhã é outro dia... Mas claro! é claro que amanhã é outro dia! (risos), eu quero e gosto de ler coisas que eu não sei, isso faz pensar(...)".

Foi uma tarde massa de-ma-is!
Além dele ter esclarecido dúvidas sobre os contos e suas possíveis intepretações, deixou claro o seguinte: "Cada um poderia ter dado a interpretação que quisesse. Esse é o papel da arte(...)".

Dê uma zóiada nas fotos, gentilmente *.* cedidas por Giu, 2ºb:





Clique aqui para ver o Orkut do Marcelino Freire. (Pode add !)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

D. Pedro II - Um cara de primeira

SINOPSE

O vídeo documentário, 10 min, a cores, retrata o olhar da juventude sobre o passado, que vêm experenciar, através da pesquisa histórica, o jeito brasileiro de ser do último imperador do Brasil.

A juventude do século XXI identificados com o jovem protagonista do século XIX, são provocados a enveredar por uma aventura pedagógica e a vasculhar de cabeça para baixo e desvendar algo que possa os aproximarem, em tempos tão distantes.

É neste contexto, que lançam um olhar crítico e poético sobre o personagem, que os surpreendem e emocionam ao se depararem com o perfil humanista, racional e iluminista de um espírito republicano e o perfil ruralista e aristocrático de um espírito monárquico.

A inspiração que levou os jovens a se debruçarem com um tema que poderia ser árido, no entanto cheio de surpresas, procura resgatar aquele que com tantas contradições e desafios e tantas críticas sofrera pelo seu espírito democrático e de amor as artes e a ciência, um incentivador das descobertas científicas e tecnológicas, um homem a frente de seu tempo e espaço.


A idéia é comunicar as novas e atuais gerações sobre a história do nosso país que muitos, por motivos variados, desconhecem ou conhecem pouco.
Esse documentário é baseado na interdimensão do jovem para o jovem, e para a sociedade, incentiva a construção cognitiva, aplicando assim a história como metalinguagem, a partir do momento que nós conteporâneos vivemos história e estudamos história na história.


Arquivo estadual (PE)


É a continuidade da vida que faz a história,
e também a continuidade da educação.

veja mais sobre o video documentário no planetapontocom.

Uma boa leitura. :D



Luciana, Dan, Sheyla e Delácio (sentada).