segunda-feira, 13 de outubro de 2008

D. Pedro II - Um cara de primeira

SINOPSE

O vídeo documentário, 10 min, a cores, retrata o olhar da juventude sobre o passado, que vêm experenciar, através da pesquisa histórica, o jeito brasileiro de ser do último imperador do Brasil.

A juventude do século XXI identificados com o jovem protagonista do século XIX, são provocados a enveredar por uma aventura pedagógica e a vasculhar de cabeça para baixo e desvendar algo que possa os aproximarem, em tempos tão distantes.

É neste contexto, que lançam um olhar crítico e poético sobre o personagem, que os surpreendem e emocionam ao se depararem com o perfil humanista, racional e iluminista de um espírito republicano e o perfil ruralista e aristocrático de um espírito monárquico.

A inspiração que levou os jovens a se debruçarem com um tema que poderia ser árido, no entanto cheio de surpresas, procura resgatar aquele que com tantas contradições e desafios e tantas críticas sofrera pelo seu espírito democrático e de amor as artes e a ciência, um incentivador das descobertas científicas e tecnológicas, um homem a frente de seu tempo e espaço.


A idéia é comunicar as novas e atuais gerações sobre a história do nosso país que muitos, por motivos variados, desconhecem ou conhecem pouco.
Esse documentário é baseado na interdimensão do jovem para o jovem, e para a sociedade, incentiva a construção cognitiva, aplicando assim a história como metalinguagem, a partir do momento que nós conteporâneos vivemos história e estudamos história na história.


Arquivo estadual (PE)


É a continuidade da vida que faz a história,
e também a continuidade da educação.

veja mais sobre o video documentário no planetapontocom.

Uma boa leitura. :D



Luciana, Dan, Sheyla e Delácio (sentada).


Nenhum comentário: